A FIFA superando-se cada vez mais

Comemoração da comitiva do Qatar - FIFA.com / AFP

Hoje foram definidas as sedes das Copas do Mundo de 2018 e 2022. Para surpresa da maioria, as escolhidas foram a Rússia e o Qatar, respectivamente. Minhas escolhas seriam Rússia e Estados Unidos ou Austrália. Acho que a Rússia seja talvez a única nação importante nos âmbitos político e futebolístico que ainda não havia sediado uma Copa do Mundo. Austrália e Estados Unidos são ricos e possuem praticamente toda a infraestrutura de estádios, segurança, transporte e hotéis pronta, além de serem importantes nações com grande potencial de crescimento no futebol.

Aparentemente o que contou, mais uma vez, foi a grana que rola nos bastidores da FIFA. As candidaturas vencedoras foram aquelas que mais investiram no lobby e, especula-se que os integrantes do Comitê Executivo tenham sido agraciados com mimos por parte dos representantes russos e “árabes”.

É curioso verificar que, desde a Copa de 2006 na desenvolvida e rica Alemanha, a FIFA terá uma sequência de, no mínimo quatro edições em países em desenvolvimento, de pouca importância futebolística e com governos altamente duvidosos, começando com a África do Sul e passando pelo nosso Brasil em 2014. Onde será que eles vão “enfiar” a Copa de 2026 ? Pela lógica da rotatividade será na África, na Austrália ou nos Estados Unidos. Acho que acabará em um dos dois últimos, a não ser que decidam continuar no tema e sediar em Cuba.

Anúncios

About maesano

Entrepreneur at heart, Brazilian living in Central Virginia, father of beautiful 5-year-old twins and married to the greatest woman on Earth

Posted on 02/12/2010, in Esportes, Futebol Internacional and tagged , , , . Bookmark the permalink. 3 comentários.

  1. Copa no Qatar deve ser brincadeira……e a Fifa, fosse séria, seria menos comprometida com países cujo regime não é verdadeiramente democrático, o que tiraria a Rússia do jogo.

    Gostar

  2. Minha torcida tbm era para Russia e Australia, mas os petrodolares rolaram soltos, pelo jeito.

    Discordo que o Brasil tenha pouca importancia futebolistica: eh o pais com maior numero de Copas e os jogadores brasileiros sao destaque no mundo inteiro.

    De qualquer maneira, eh uma “pernada” meio esquisita mesmo essa sequencia de 2010 ate 2022. Alias, por que raios ja escolheram a sede da Copa de 2022? Re-eleicao do Blatter?

    No final, nao sei se sou eu, se eh o futebol, ou as duas coisas. Mas cada Copa que passa consegue ser mais chata que a anterior.

    Abracos!

    Gostar

    • Verdade Artur. Quando listei os paises e citei a reprentatividade, os paises nao necessariamente se incluem em todas as caracteristicas, caso do Brasil como o “Pais do Futebol”.
      Abs

      Gostar

Comente

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: