Roland Garros 2013

Rafael Nadal e Maria Sharapova, atuais campeões (© FFT/www.rolandgarros.com)

O Aberto da Franca de 2013, chamado de Roland Garros devido ao nome do complexo onde é disputado, começou neste último domingo, e promete ser uma competição muito interessante pela forma como a temporada vem sendo disputada, tanto no lado masculino quanto no feminino.

Rafael Nadal busca o octacampeonato, o que seria um recorde para qualquer tenista masculino em um único Grand Slam, já que ele divide este posto com Pete Sampras e Roger Federer, que também venceram 7 campeonatos cada em Wimbledon.

Minhas previsões de 2012 foram corretas com Nadal (isso é fácil) mas Victoria Azarenka não conseguiu o título, e a bela Maria Sharapova conquistou o único Grand Slam que lhe faltava, completando seu Slam particular.

Aqui estão meus tradicionais palpites, a partir das quartas-de-final, com os semifinalistas em negrito e os finalistas em itálico:

Feminino

S.Williams x Wozniacki / Goerges x Errani

Li x Azarenka / Safarova x Sharapova

Masculino

Djokovic x Andujar / Nadal x Wawrinka

Berdych x Ferrer / Tsonga x Federer

Nadal está apresentando um desempenho impressionante em 2013. Voltou a jogar no Brasil em fevereiro, após aproximadamente 200 dias fora do circuito devido a contusões, e vem passando a régua nos adversários. Venceu o difícil Indian Wells, mas surpreendentemente perdeu na final de Monte Carlo, onde é praticamente hors concours, mas recuperou a posição de rei do saibro com os títulos de Madrid e Roma. Roland Garros aprontou uma surpresa interessante para Nadal, pois devido ao seu ranking ainda ser relativamente baixo (quarto na ATP), ele será o terceiro cabeça-de-chave, e caiu na chave de Novak Djokovic, portanto este duelo dos favoritos ocorrerá na semifinal. Boa notícia para Roger Federer, que teoricamente terá caminho aberto para chegar mais uma vez a uma final de Roland Garros.

Na verdade a má notícia é para Djokovic, pois não acredito que ele supera Nadal, seja numa semifinal ou na final. Nadal ganhará com certa facilidade de Federer mais uma vez e levará o oitavo caneco no torneio francês.

Vou contra as estatísticas na chave feminina. Serena Williams está destruindo as adversárias, conquistando 3 dos principais eventos da WTA, e lidera o ranking com grande merecimento. Mas Serena, que possui 15 títulos de Grand Slam e 19 finais no total, chegou na final de Roland Garros apenas uma vez, vencendo sua irmã Venus na final de 2002. Serena perdeu na primeira rodada em 2012, uma surpresa incrível, pois foi a única vez na carreira dela que isto aconteceu.

Acho que Serena conseguirá superar as dificuldades de jogar no saibro francês, que reduz drasticamente sua vantagem sobre as rivais, e conquista seu segundo título após 11 anos, batendo Sharapova na final.

Anúncios

About maesano

Entrepreneur at heart, Brazilian living in Central Virginia, father of beautiful 5-year-old twins and married to the greatest woman on Earth

Posted on 27/05/2013, in Previsões, Tênis and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Comente

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: