Previsões esportivas – Libertadores 2012

Taça Libertadores - Conmebol.com

A Libertadores 2012 começa nesta semana, com o início das disputas da fase preliminar, pré-Libertadores, ou primeira fase, conforme a preferência de cada um. Ao contrário do que ocorreu na maioria dos últimos anos, os confrontos desta fase em 2012 são bastante interessantes, e de difícil previsão em alguns casos. Os representantes brasileiros desta fase serão o Flamengo e o Internacional, que enfrentam Real Potosí e Once Caldas respectivamente, em paradas desagradáveis, pois os bolivianos jogam nas nuvens (se bobear acima delas) a 4 mil metros de altitude, e os colombianos sempre complicam com sua retranca e decidem a vaga em casa, e já foram campeões em 2004, batendo forças como o Santos, o São Paulo e o Boca Juniors na reta final.

Apesar disso, colocarei minhas fichas em ambos brasileiros e creio que os seguintes clubes avancem para a fase de grupos:

Arsenal, Flamengo, Peñarol, Libertad, Internacional e Tigres.

Na fase de grupos, meus palpites para os dois classificados nos oito grupos será o seguinte (sem ordem dos classificados):

1 – Santos e Internacional

2 – Flamengo e Olimpia

3 – Junior e Tigres

4 – Boca Juniors e Fluminense

5 – Vasco e Nacional (URU)

6 – Corinthians e Cruz Azul

7 – Vélez e Guadalajara

8 – Universidad de Chile e Peñarol

Com exceção do fraquíssimo grupo 3, onde só tem porcaria, os demais grupos são bastante equilibrados, com pelo menos três fortes candidatos na maioria dos grupos, e a disputa será mais interessante do que nas últimas temporadas. Isso deve-se ao fato da Conmebol ter alterado a distribuição dos cabeças-de-chave, que antes eram representados pelos clubes brasileiros e argentinos, que agora acabaram misturando-se com o restante dos times. Gostei desta iniciativa, que tornará a fase de grupos mais interessante, ao contrário do que vem ocorrendo na Champions League, que tem sido insossa nesta etapa recentemente.

O Brasil vem de conquista nas duas últimas edições, que por coincidência não contaram com a participação da maior pedra no sapato dos clubes tupiniquins, o desagradável argentino Boca Juniors, que passou por uma má fase que infelizmente encerrou-se no final de 2011. Os hermanos chegam como um dos grandes favoritos à conquista do caneco, o que seria o sétimo título do clube, levando a um empate na liderança ao lado do também argentino Independiente, que dominou os anos 70. Alguns sites de apostas já mostram as cotações para a Libertadores, como podemos ver neste link, e os favoritos são Boca, Corinthians, Santos e Fluminense.

Não tenho a menor idéia de como está jogando o Boca, pois não assisto ou leio sobre o time há anos, mas acho que certamente serão um dos candidatos. Como já disse inúmeras vezes no ano passado, acho o Corinthians um clone do São Paulo do Muricy (2006-2009), um time bastante regular e consistente em todos os setores, mas com pouca pegada para competições tipo mata-mata. Não creio que 2012 será o ano da tão sonhada conquista da Libertadores para a gambazada. O Santos é indiscutivelmente o time com maior poder de decisão, mas sofre com a dificuldade tática para confrontos diretos de seu treinador, o mesmo Muricy que sempre fracassou com meu Tricolor neste formato. Não creio que repita o título e torne-se o maior vencedor do Brasil, com quatro conquistas. Sempre acabo caindo na mão do Internacional nas minhas previsões, e não farei isto desta vez. Acho que o time tem uma defesa fraca e depende de veteranos que têm mais nome do que bola (Índio, Guiñazu, etc.). O ataque será espetacular com Leandro Damião e o melhor jogador do São Paulo nos últimos anos, Dagoberto, uma imensa perda para meu time nesse ano.

Gosto do mix dos talentos do Fluminense com o estilo agressivo de Abel Braga, e meu palpite vai para as Laranjeiras como o destino da Libertadores 2012. Para alegria do meu amigo Augusto Mesquita, que enfim poderá agradecer a João Paulo II pela conquista da América.

Só para não perder o hábito de relatar a incompetência destas entidades que lamentavelmente comandam o futebol no continente, acho um absurdo que a Conmebol tenha um website tão ruim como o que pode ser visto no link do início do post, e ainda mais que não exista uma versão em português para o conteúdo do mesmo. É uma vergonha. A página da UEFA, por exemplo, é traduzida em doze idiomas. Parecido, né ? 😦

About maesano

Entrepreneur at heart, Brazilian living in Central Virginia, father of beautiful 5-year-old twins and married to the greatest woman on Earth

Posted on 24/01/2012, in Futebol Brasileiro, Futebol Internacional, Previsões and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. 2 comentários.

  1. Maesano,

    Temos que calçar as sandálias da humildade do pescador de almas João Paulo II e nos preparar para a missão árdua que temos pela frente…ainda mais com as opções de zagueiros que nós temos: Márcio Rosário, Digão, Leandro Euzébio e Gum…ou seja, junte todos e não dá hum!!!!

    Vc como bom tricolor e na ausência inesperada do tricolor paulista obviamente escolheu o tricolor carioca…se trocássemos de papel obviamente eu faria o mesmo torcendo pelo tricolor paulista!!!!

    Hoje vamos mentalizar e torcer para que o Condor Boliviano acabe com o Urubu Fedido!!!

    Um grande abraço em vc e na sua linda família,

    Augusto, Renata, João Pedro e Antonio Pedro

    Gostar

    • A urubuzada já se complicou ontem, mas devido ao baixíssimo nível do adversário, deve passar pra próxima fase.

      Pra ser sincero tenho acompanhado de muito longe o futebol brasileiro, e desconheço (pelo menos detalhadamente e especialmente a defesa) o Fluminense atual. Mas acho que o time tem muito talento do meio pra frente e um técnico que combina com este tipo de competição. Não sei se é (ou será) titular, mas acho o Diego Cavalieri um goleiro excelente, e sou o maior fã do Souza, que para mim foi a maior perda do SPFC nos últimos anos, quando saiu para o Grêmio.

      Um abração pra você, Renata e molecada !!!

      Gostar

Comente