Quem se classifica para a Copa do Mundo de 2014 ?

Ronaldo sorteando mais um país europeu - Getty Images

O sorteio das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014 foi realizado, com grande pompa, na tarde do último sábado, no Rio de Janeiro, e contou com a presença de inúmeras celebridades brasileiras e internacionais, principalmente do mundo do futebol, mas também políticos e artistas, que adoram uma oportunidade como essa para aparecer. O evento não foi transmitido pela TV aqui nos EUA, mas pude acompanhar pela internet, no ESPN3.com. Como tinha mais o que fazer, só assiti o finalzinho, pois o único interesse que tinha era de acompanhar o sorteio da UEFA, onde poderia haver grande emoção com a presença da França no pote número dois, deixando de ser cabeça-de-chave em detrimento de potências futebolísticas como Grécia e Noruega.

Como discuti no post anterior, gosto do Ranking da FIFA e o considero um bom retrato da realidade do futebol. Apesar disso, não sei se a utilização deste ranking, em um momento isolado, é a forma mais eficiente de divisão das seleções para um sorteio tão importante como o das eliminatórias da Copa do Mundo, principalmente na UEFA, onde as seleções estão sempre muito próximas em pontos. Creio que deveria levar em conta o histórico de médio prazo dos países em grandes competições, mundiais e continentais, pois desta forma a França provavelmente estaria na frente da Noruega, e Montenegro não seria uma das seleções top da Europa. Mesmo tendo feito um péssimo papel na última Copa do Mundo, a França ao menos participou da competição, foi vice em 2006, e lidera seu grupo nas eliminatórias da Euro 2012.

Para agravar mais a situação, a França foi sorteada no último grupo europeu, e no final do sorteio chegou o maior suspense. O gorducho Ronaldo era quem selecionava as bolinhas vermelhas, e sobraram apenas Inglaterra e Espanha para os últimos dois grupos. Um deles tinha Montenegro como principal adversário, e o outro a França. E não é que os ingleses se safaram e deixaram os espanhóis, disparados os melhores do mundo na atualidade, de presente para Les Bleus. Foi um sorteio infeliz para ambos países, mas acho que muito mais para os franceses, que dificilmente serão páreo para a Fúria.

A única confederação que não participou do sorteio, como já ocorre há várias edições, foi a sul-americana CONMEBOL, onde a forma de disputa prevê dois turnos entre todos os países e pontos corridos. E com o Brasil sendo país-sede e já estar garantido, nossos vizinhos ganharam mais uma vaga de bandeja. Serão os mesmos quatro classificados de sempre, mas uma vaga em disputa numa repescagem contra seleções da Ásia (AFC), Américas (CONCACAF) e Oceania (OFC). Os asiáticos também possuem quatro vagas garantidas, e na CONCACAF somente três vão direto para a Copa. Um país da OFC recebe o direito da repescagem, vaga que dificilmente deixará de ser da Nova Zelândia, pois os adversários da região são uma verdadeira piada, meras ilhotas no meio do Oceano Pacífico.

Os principais embates serão travados na UEFA e na África (CAF), que possuem 13 e 5 vagas respectivamente, o que comparado ao talento de suas seleções é um número pequeno, principalmente na Europa. Os europeus foram divididos em nove grupos e apenas o vencedor se garante em 2014. O pior segundo colocado está fora, e os oito vice restantes disputam uma repescagem em mata-mata. Ainda não sabemos se estas seleções da repescagem serão rankeadas, como no polêmico sorteio para a Copa de 2010, mas creio que isso se repetirá, para dar maior chance aos mais fortes contra seleções que se beneficiaram por grupos fraquinhos.

Por falar em grupos fraquinhos, a parte triste do sorteio foi ver dois grupos ridículos na eliminatórias da UEFA, que darão uma vaga para duas seleções medíocres. São esses os grupos E e G, liderados por Noruega e Grécia respectivamente, e com principais coadjuvantes sendo Eslovênia, Bósnia, Suíça e Eslováquia. Em contrapartida, além do grupo I com Espanha e França, temos um complicado grupo B com Itália, Dinamarca e República Tcheca. Nos outros existem uma ou duas seleções bem acima das demais, e principalmente Holanda e Inglaterra não devem ter nenhum problema para classificar.

A eliminatória africana será, na minha opinião, a melhor de todas. As equipes estão divididas em dez grupos de quatro seleções, e apenas o vencedor passa para a última fase, que será um mata-mata que classificará os cinco vencedores para o Brasil. Espero que haja uma divisão por ranking para esse mata-mata, mas até agora nada foi dito, da mesma forma que no caso da UEFA. Seria uma pena que fôssemos obrigados a ver uma das forças da África sendo eliminada, e deixando uma seleção mais fraquinha, mas com sorte nas bolinhas do sorteio, jogando em 2014.

Como adoro dar palpites, aqui vão meus 32 classificados para a Copa do Mundo de 2014, divididos por Confederação:

CAF – Costa do Marfim, Egito, Gana, Burkina Faso e Senegal

AFC – Japão, Coréia do Sul, Austrália, Irã e Uzbequistão

UEFA – Alemanha, Espanha, Itália, Inglaterra, Holanda, Portugal, Rússia, Croácia, Sérvia, Suíça, Eslováquia, Turquia e Suécia

CONCACAF – Estados Unidos, México e Honduras

CONMEBOL – Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Venezuela e Paraguai

Daqui a dois anos e meio voltarei para ver quantos acertei ? Aguardo os palpites de vocês aqui nos comentários abaixo.

Anúncios

About maesano

Entrepreneur at heart, Brazilian living in Central Virginia, father of beautiful 5-year-old twins and married to the greatest woman on Earth

Posted on 01/08/2011, in Futebol Brasileiro, Futebol Internacional, Previsões and tagged , , , , . Bookmark the permalink. 5 comentários.

  1. Na minha opinião:
    CONMEBOL:Brasil(pais sede),Argentina,Colombia,Equador,Uruguay e Chile
    CONCACAF:Mexico,EUA,Honduras
    OFC: Nova Zelandia
    AFC: Japao, Coreia do Sul, Australia e Uzbequistão
    CAF: Costa do Marfim, Nigeria, Egito, Gana e Senegal
    UEFA: Belgica,Italia,Alemanha,Holanda,Suiça,Rússia,Bosnia e Herzegovina,Montenegro,Espanha,Portugal,Inglaterra,Croacia e Eslovaquia

    Gostar

  2. eu vou dar meu palpite, mas não irei colocar se é da concacaf da conmebol e outros, vou colocar direto sem esses grupos, vai ser tipo uma lista com 32 seleçoes classifidados

    1º Brasil (país sede)
    2º Alemanha
    3º Argentina
    4º Portugal
    5º Italia
    6º Uruguai
    7º Africa do Sul
    8º Senegal
    9º Equador
    10º Uruguai
    11º Polonia
    12º Coréia do Sul
    13º Costa do Marfim
    14º Costa Rica
    15º Croacia
    16º Espanha
    17º Inglaterra
    18º Paraguai
    19º Australia
    20º Russia
    21º Egito
    22º Austria
    23º Mexico
    24º Estados Unidos
    25º Belgica
    26º Venezuela
    27º Servia
    28º Japão
    29º China
    30º Coréia do Norte
    31º Eslovaquia
    32º Eslovenia

    ai esta meu palpite espero que um deles esteja na copa, pra jogar com o Brasil

    Gostar

  3. Nossos palpites foram bem parecidos.
    Fui no pescoço com o palpite da Venezuela, e você com o Peru.
    Na África, como disse, vai depender muito do eventual ranking para a fase final, de mata-mata. Antes disso é totalmente chute, pois grandes times como Costa do Marfim, Gana, Camarões e Egito podem acabarm se enfrentando.
    Na Ásia, CONMEBOL e CONCACAF quase tudo é carta marcada.

    Gostar

  4. Otimo post!! Concordo com sua analise dos grupos europeus, pois Grecia e Noruega, com tradicao zero em Copas do Mundo, eh uma piada de mau gosto.

    Meus palpites sao grandes chutes, principalmente na Africa, onde tudo pode acontecer. Nas repescagens, acho que OFC ganha da CONCACAF e CONMEBOL ganha da AFC.

    Sinceramente, nem sei se acertei na distribuicao das vagas!

    CONMEBOL – Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai, Chile e Peru.
    CONCACAF – Mexico, EUA e Honduras.
    OFC – Nova Zelandia
    AFC – Japao, Coreia do Sul, Australia e China
    CAF – Costa do Marfim, Camaroes, Egito, Gana e Senegal
    UEFA – Croacia, Italia, Rep Checa, Alemanha, Holanda, Turquia, Noruega, Portugal, Russia, Eslovaquia, Inglaterra, Espanha e Franca

    Abracos!

    Gostar

Comente

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: