A divertida temporada do World Team Tennis

Elenco do Kastles comemorando o título - Willis Bretz

Fui dormir tarde na noite deste domingo, pois fiquei até 1 da manhã acompanhando a decisão da temporada 2011 do World Team Tennis (WTT), competição criada em 1973 pela então tenista americana Billie Jean King juntamente com investidores, com o objetivo de oferecer um formato de tênis que permite a participação conjunta e em pé de igualdade entre homens e mulheres, com algumas adaptações que permitem uma maior interatividade entre os jogadores, torcedores e amantes do esporte.

A edição encerrada ontem foi a de número 36, e apesar de não ser muito conhecida ou divulgada pela mídia, sempre contou com a participação dos maiores nomes do tênis mundial, que prestigiam King e a competição durante o verão norte-americano. Neste ano participaram estrelas como as irmãs Serena e Venus Williams, monstros sagrados como Pete Sampras, John McEnroe e Bjorn Borg, a polêmica Martina Hingis e bons jogadores do circuito como James Blake, John Isner, a quase imbatível dupla Mike e Bob Bryan, Melanie Oudin e até o brasileiro Ricardo Mello, campeão do WTT em 2010 pelo Kansas City Explorers. As partidas são transmitidas pelo excelente Tennis Channel e por canais esportivos nas localidades que possuem equipes, e como moro perto da capital Washington, adotei o time local (Washington Kastles) quando descobri o WTT em 2009, quando a equipe conquistou seu ptimeiro título.

Os Kastles são uma equipe muito forte, pois seu proprietário é talvez o maior incentivador da competição, construindo um estádio próprio e contratando grandes estrelas para o elenco, que neste ano foi liderado pelas irmãs Williams e o ótimo duplista indiano Leander Paes, eleito o MVP da temporada ao lado da também grande duplista Liezel Huber, do St. Louis Aces. Essas equipes fizeram a final em Charleston, na Carolina do Sul, neste domingo, com vitória dos Kastles por 23 a 19, em mais de 8 horas de partida, devido a paralisação por chuva. O fato impressionante foi que a equipe campeã conseguiu este feito de forma invicta, pois ganhou os 14 jogos da fase de classificação, fechando o título com duas vitórias na fase final. E vale lembrar que não contou com as irmãs Williams, tendo a jovem e desconhecida russa Arina Rodionova como o grande destaque da final.

O WTT busca oferecer cada vez mais oportunidades para aproximar os tenistas do público fanático pelo esporte, e sempre trouxe grandes inovações, muitas delas copiadas e implementadas pelos órgãos oficiais do esporte, como novas idéias para tie-breaker, uso de replay e desafios. As regras de disputa são meio malucas, mas depois que consegui compreendê-las, vejo que fazem sentido. São disputadas 5 partidas entre cada equipe, sendo simples e duplas masculinas e femininas, e uma de dupla mista. Os games vão até quatro pontos, sem vantagem, e a equipe que chegar em 5 games primeiro vence cada parte da disputa. No final da quinta partida, a equipe perdedora tem a chance de recuperar-se em uma prorrogação. Aqui estão as regras, para quem ficou curioso.

Como de costume, foi um grande aperitivo para a temporada de quadra rápida do verão norte-americano, oferecendo alegria e boas disputas para os amantes do tênis, além de excelente oportunidade para jogadores desconhecidos, novatos ou veteranos de poder conquistar vitórias e exposição na mídia. Espero que em 2012 tenhamos novamente uma grande temporada do WTT.

Anúncios

About maesano

Entrepreneur at heart, Brazilian living in Central Virginia, father of beautiful 5-year-old twins and married to the greatest woman on Earth

Posted on 25/07/2011, in Entretenimento, Tênis, Televisão and tagged , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. 1 Comentário.

  1. Nao conhecia, mas parece ser divertido! Praticamente, um tenis de rua!!!

    Abracao!

    Gostar

Comente

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: