Previsões esportivas – Roland Garros 2011

Nadal participa do sorteio da chave de Roland Garros - http://www.rolandgarros.org

O Aberto da França de tênis, mais conhecido como Roland Garros, nome do aviador francês que foi dado ao estádio onde o torneio é disputado, terá início neste domingo, 22 de maio, encerrando-se duas semanas depois, em 5 de junho. O torneio possui imensa tradição e charme, pois é o único dos Grand Slams disputado no saibro, onde sempre ocorrem longas batalhas que exigem muita paciência, disciplina e principalmente preparo físico e mental por parte dos tenistas.

Pela primeira vez em muitos anos, Rafael Nadal não chega como mega favorito ao torneio, devido ao furacão Novak Djokovic, que não sabe o que é uma derrota desde o final de 2010, e vem atropelando todos os adversários neste ano, onde já conquistou sete títulos, incluindo o Grand Slam na Austrália e quatro dos cinco Masters disputados (ele não participou em Monte Carlo). Além disso, Roger Federer chega em baixa, com atuações fracas nos três Masters da temporada de saibro, onde com exceção de Madrid, jogou muito mal e foi derrotado por jogadores inferiores, como Jurgen Melzer e Richard Gasquet.

O sorteio desta sexta-feira foi relativamente cruel com Nadal e Djokovic, que devem chegar à final, mas antes terão muitas pedreiras pela frente. O cabeça-de-chave número um Nadal pegou na sua parte da tabela o melhor do segundo nível de cabeças-de-chave, o sueco Robin Soderling, único tenista a vencê-lo em Paris, e finalista dos últimos dois anos. Para piorar (não que algum seja perigoso para Nadal, mas…) ainda enfrenta um grande sacador logo de cara (John Isner), talvez o imprevisível Nikolay Davydenko na terceira rodada e o compatriota e rival Fernando Verdasco nas oitavas, antes do possível confronto com Soderling. Nada fácil. O caminho de Djokovic se complica com a possibilidade de enfrentar o cracaço argentino Juan Martin Del Potro na terceira rodada, quem sabe o brasileiro Thomaz Bellucci em seguida, e concluindo com Tomas Berdych nas quartas.

A chave de Andy Murray é a mais fácil de todas, sendo o único risco vindo por parte do novato canadense Milos Raonic na terceira rodada, e Federer também tem molezinhas, com exceção do provável duelo com o espanho David Ferrer nas quartas, que pode trazer uma zebrinha.

Após um resultado razoável na previsão do Aberto da Austrália em janeiro, aqui vão meus palpites para o torneio francês:

Para o torneio feminino, a partir das quartas-de-final, com os semifinalistas em negrito e os finalistas em itálico:

Wozniacki x Goerges / Zvonareva x Schiavone

Kvitova x Azarenka / Sharapova x Clijsters

Vou com a bielo-russa Victoria Azarenka na final sobre a bela alemã Julia Goerges. Azarenka é uma baita jogadora que tem tudo para se dar bem na França. Clijsters é uma incógnita no retorno de contusão e Wozniacki continua amarelando em grandes torneios. Sharapova venceu bem o Aberto da Itália na semana passada e chega com moral para tentar seu primeiro título em Roland Garros, o único dos Grand Slams que ainda não conquistou, mas acho que fica pelo caminho.

Como na chave feminina, aqui vão meus palpites a partir das quartas:

Nadal x Soderling / Murray x Almagro

Ferrer x Federer / Berdych x Djokovic

Mesmo querendo ver o primeiro título de Djokovic em Roland Garros, e a continuação da brilhante sequência de vitórias do sérvio, não consigo racionalizar uma vitória sobre Nadal no saibro francês. Djokovic ainda não provou ter a resistência suficiente para superar as batalhas deste torneio, e mesmo com a impressionante série de quatro vitórias seguidas contra o espanhol, incluindo os dois últimos Masters em saibro, bater Nadal na quadra central de Paris será uma façanha heróica. Desta forma, aposto no sexto título do espanhol no torneio.

Anúncios

About maesano

Entrepreneur at heart, Brazilian living in Central Virginia, father of beautiful 5-year-old twins and married to the greatest woman on Earth

Posted on 20/05/2011, in Tênis, Uncategorized and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink. 1 Comentário.

Comente

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: