A longa e monótona temporada da MLB vai começar

Roy Oswalt e Phillies prontos para retornar à World Series - MLB.com

A temporada de 2011 da Major League Baseball terá início nesta quinta-feira, com seu chamado Opening Day, e neste ano o cenário é bastante positivo para a liga, principalmente pela preocupante situação em que a NFL se encontra, pois os proprietários dos times não entraram em acordo com o sindicato dos jogadores, e existe a possibilidade de não haver competição de futebol americano em 2011, o que manteria o beisebol como principal atração esportiva durante toda a sua temporada. Isto seria muito relevante para a MLB, pois a rival a ultrapassou e disparou em popularidade nas últimas décadas, com absurda vantagem no faturamento e audiência na TV, portanto qualquer oportunidade de levar vantagem será bem recebida pelos times e fãs do beisebol.

Diferentemente das outras grandes ligas norte-americanas, na MLB não existe teto salarial, portanto as equipes mais ricas levam uma grande vantagem em relação às demais, fato que não ocorre na mesma escala em outras ligas, com exceção da NBA, que possui um sistema que permite “gambiarras” nas restrições, autorizando os times a gastarem mais do que o teto, o que geralmente ocorre com grandes times como os Los Angeles Lakers e New York Knicks. Neste ano, por exemplo, os Lakers possuem uma folha salarial de US$91 milhões, e pagarão para os demais times $18 milhões em imposto, a chamada luxury tax. Os Knicks aprenderam com a má administração da última década, e hoje estão abaixo do corte deste imposto. Na MLB, os New York Yankees foram responsáveis por 95% dos recursos pagos em impostos, pois sempre tiveram uma folha muito acima das demais. Neste ano, da mesma forma que os Knicks, parece que decidiram pegar um pouco mais leve, e reduziram os gastos pelo segundo ano seguido, ao contrário dos arquirivais Boston Red Sox, que fizeram duas contratações milionárias, contraindo uma média de mais de $25 milhões apenas nestes dois contratos. Para se ter uma idéia, os a folha dos Yankees é de $206 milhões por ano, a média da liga fica por volta de $80 milhões (para a mesma quantidade de jogadores), e três times não atingem $50 milhões anuais.

Esta diferença salarial faz com que estas duas equipes obtenham vaga nos playoffs quase todos os anos, mas não garante títulos. Nos últimos dez anos, os Yankees ganharam apenas uma World Series, os Red Sox duas, e equipes modestas como os Florida Marlins tornaram-se campeões em 2003. Isto ocorre pelo fato de que, no beisebol, um jogador inspirado pode fazer a diferença, e isto ocorre muito com arremessadores, posição onde os Yankees nunca tiveram tanto domínio quanto nos rebatedores. É por isso que meu San Francisco Giants quebrou um dos mais longos tabus da MLB, conquistando o título em 2010, o primeiro desde a mudança de New York para a California. O time tem um staff de arremessadores fora de série, e chegou ao título através deles, que não permitiram que os adversários tivessem sucesso com os tacos em outubro.

Aqui vão meus palpites para esta temporada, com os campeões de cada divisão e o wild card para os playoffs:

National League

East – Philadelphia Phillies

Central – Milwaukee Brewers

West – San Francisco Giants

Wild Card – Cincinnati Reds

American League

East – Boston Red Sox

Central – Chicago White Sox

West – Texas Rangers

Wild Card – New York Yankees

NLCSBoston Red Sox x New York Yankees

ALCSPhiladelphia Phillies x San Francisco Giants

World Series – Philadelphia Phillies x Boston Red Sox

About maesano

Entrepreneur at heart, Brazilian living in Central Virginia, father of beautiful 5-year-old twins and married to the greatest woman on Earth

Posted on 29/03/2011, in Beisebol, Uncategorized and tagged , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Comente

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: