NBA Midseason Report

San Antonio Spurs, o melhor da NBA no momento - Jed Jacobsohn via Getty Images

A temporada da NBA chega na sua metade nesta semana, e até o momento tem justificado todo o hype gerado pelos acontecimentos ocorridos no verão de 2010, quando grandes estrelas trocaram de time e um maior número de times colocaram-se em posição favorável na campanha pelo título da liga.

Meu badalado Miami Heat, do supertrio formado por Dwyane Wade, LeBron James e Chris Bosh, começou a temporada sem padrão de jogo e foi dado como um fracasso, quando estava com o recorde de 9 vitórias e 8 derrotas após o primeiro mês. Neste momento o trio decidiu tomar satisfação com o ainda inexperiente treinador Erik Spoelstra, e o time decolou, e desde então obteve 21 vitórias e apenas 3 derrotas, e provavelmente sofrerá mais uma hoje à noite, pois dificilmente terá James, que contundiu o tornozelo contra os LA Clippers, para o grande duelo contra o Chicago Bulls, no United Center. Os Bulls foram a segunda equipe que mais reforçou-se nesta temporada, e têm mostrado que as aquisições foram muito bem feitas. O reforço Carlos Boozer estreou apenas em dezembro, e dias depois Joakim Noah machucou-se, mas o time continua muito forte, especialmente pelas atuações brilhantes do armador Derrick Rose um dos favoritos ao MVP ao lado de Amare Stoudamire, o grande reforço do NY Knicks, que mostrou sinergia com seu ex-treinador Mike D’Antoni e está jogando um basquete explosivo em NY. Apesar de ter melhorado muito, os Knicks ainda nã têm elenco para competir com os melhores da liga, mas a esperança ainda existe em relação à aquisição do ala Carmelo Anthony, que está forçando a barra para ser trocado pelo Denver Nuggets, um ótimo time que sofre com a novela Carmelo (pior que a de Ronaldinho Gaúcho) e pode ser considerado o time mais decepcionante deste ano.

Meus favoritos para o título na previsão de outubro, os atuais campeões LA Lakers alternam partidas boas e ruins, e ainda não engrenaram, mas creio que poderão acertar-se sob comando do mestre Phil Jackson e terminam com a segunda melhor campanha da conferência Oeste, atrás do San Antonio Spurs, a melhor equipe desta primeira metade da temporada. Os Spurs são um time sem sal, mas que sempre apresentam uma eficiência incrível, e neste ano reforçaram o time com reservas de luxo para dar um descanso para suas principais estrelas, os veteranos Tim Duncan e Manu Ginobili. A decepção do Spurs fica por conta das fracas atuações do brasileiro Tiago Splitter, ídolo do Claudinho que eu sempre achei um jogador frouxo e chinelinho, um verdadeiro desperdício de porte físico e talento, mas sem a menor garra. Espero queimar minha língua com ele, mas sinceramente duvido. O Dallas Mavericks, o verdadeiro cavalo paraguaio da NBA, começou arrasador mas, como de costume, sofre com contusões e não demonstra pegada para atrapalhar nos playoffs. Mais uma vez, o monstro Dirk Nowitzki ficará pelo caminho.

Retornando à Conferência Leste, temos outros grandes candidatos já tradicionais, como Boston Celtics e Orlando Magic. O Big Three de 2007 virou Big Five em 2010, com a ascensão de Rajon Rondo (na minha opinião o melhor armador da NBA atualmente) e a chegada de um reforço de peso como Shaquille O’Neal. Os Celtics também sofrem com contusões nos seus velhinhos, mas também têm um grande banco de reservas e para mim são os favoritos ao título da NBA no momento, devido às grandes partidas que assisti. Os dirigentes do orlando continuam chacoalhando o time, e durante esta temporada fizeram duas mega-trocas, livrando-se de Vince Carter e Rashard Lewis e trazendo o perigoso Jason Richardson, o craque-maluco Gilbert Arenas e o líder do time dos últimos anos, o turco Hedo Turkoglu, para complementar o pivô Dwight Howard. O experimento funcionou e o time está de volta no topo da tabela, garantindo playoffs espetaculares no Leste neste ano.

A tragédia que tornou-se o Cleveland Cavaliers, do cretino Dan Gilbert, merece um parágrafo à parte. O time não existe, mesmo com um excelente treinador em Byron Scott, e ruma com força total para obter o primeiro pick no draft de 2011, pena que não existe um novo LeBron James desta vez.

Além do Nuggets e Cavs, a situação do Phoenix Suns, do meu amigo Artur, é desesperadora. O time é comandado por um empresário de jogador, o dono não sabe o que faz, e até Steve Nash está pirando (deu um pé na esposa um dia após o nascimento do seu filho) com o fracasso da franquia. Rifaram meio time, estão estacionados no mata-burro, num verdadeiro fim-de-feira no deserto.

Anúncios

About maesano

Entrepreneur at heart, Brazilian living in Central Virginia, father of beautiful 5-year-old twins and married to the greatest woman on Earth

Posted on 15/01/2011, in Basquete and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. 6 comentários.

  1. Tenho um conhecido na NBA e quando chegar mais perto posso ver os ingressos.
    O Amare merece o MVP, mas acho que não leva. A não ser que o Knicks melhore um pouco mais e consiga o quarto ou quinto lugar no Leste.
    Eu sempre achei que o Artur já jogasse na NBA. Olha ele aqui.

    Gostar

  2. Amare eh o novo Allan Houston. Vai se quebrar em 1 ano e meio e vcs vao ficar com aquele contrato pendurado.

    No Boston, acho que eu nao passaria de umas 5 APG. Sou um cara mais all-around. Minhas medias seriam algo em torno de 16 pts, 4 rbds, 5 asts, 2 3pts, 2 stls e 1 blk por jogo, arremessando uns .480 do campo e acima de .850 da charity stripe. Certeza que vcs iriam me querer no fantasy!

    A partir de qdo sera que conseguimos ingressos pro ASG’12?

    Gostar

  3. Somente esclarecendo, eu nao quis comparar o jogo do Splitter ao Scola, simplesmente o inicio dificil que este tambem teve quando veio da Europa. A comparaçao foi algo infeliz mas temos diversos exemplos de “europeus” que demoraram a adaptar.
    Dizer que ele nao tem raça ou e chinelinho nao condiz com o que vina ACB do ano passado quando ele ganhou o titulo e a semi-final praticamente sozinho, contra os “poderosos” Real e Barça. La sim ele chamou a responsabilidade. Alem de ter jogado o Mundial no sacrificio, quando o grande Nene, mais uma vez, pediu pra ir pra casa mais cedo!
    O tempo dira quem tem razao!
    Quanto ao Rondo, na minha opiniao ele nao e nem top 5 no quesito armadores. O Artur tambem daria 15 assistencias por jogo ao lado do Pierce e do RA.
    ASG ´12 e so marcar. Eu fecho facil!!!
    Tambem acho o Carmelo overrated e estou torcendo pra ele nao fechar com o Knicks.
    So pra nao esquecer: Amare MVP!!!!

    Gostar

  4. Splitter – é óbvio que com mais tempo em quadra, ele provavelmente teria melhores estatísticas. Mas ele não tem pegada e duvido que seja um grande jogador, na NBA ou FIBA (países). Ele É meio frouxo e chinelinho. Jamais chama a responsabilidade. Compará-lo ao Scola é um absurdo, pois o Scola representa o oposto do Splitter. Muito menos técnica e mil vezes mais garra. É um dos meus jogadores favoritos. O Pop deve morrer de raiva por ter dado de mão beijada pro rival Rockets.

    Anthony – Mega overrated. Leiam este artigo sobre o impacto dele compara do ao James.

    Rondo – Tenho certeza de que, se ele não tivesse tanto pontuador no time, faria facilmente 20 pontos por jogo. A NBA está em grande fase de excelentes armadores, com grandes veteranos (Nash, Kidd e Billups), ótimas promessas (Wall, Curry e Tyreke) e jovens com experiência, que na minha opinião representam os melhores da atualidade. Minha ordem (preferência pessoal, independente de estatísticas) é a seguinte: Rondo, Deron, Parker, Paul, Rose, Westbrook.

    All-Star 2012 – Pode fechar a viagem. Domingo, 26 de fevereiro, em Orlando

    PS: Esqueci que na verdade, o melhor armador é um tal de número 6 do MEU Miami Heat 🙂

    Gostar

  5. No assunto Splitter, fico no meio-termo da opiniao de voces: como o Claudio, acho que nao podemos julga-lo pelo o que (nao) tem feito nessa temporada. Mas assim como o Adriano, acho ele meio bundao, sem vibracao. Nao acho que chegara a ser um Scola.

    A novela Carmelo me irrita, principalmente porque nao acho ele tudo isso. Nao acho que um time possa ser campeao tendo o Carmelo como seu principal jogador. Se ele for pro Nets, o time so tera chances de ser campeao se chamar o Chris Paul, esse sim um craque, embora seja bichado.

    O Suns fez varios experimentos e se ferrou em todos, nos ultimos anos. O dono do time eh um pao-duro do cacete, que se livrou de varios picks (Deng, Rondo, Rudy, etc) pra economizar uns trocados.
    O caso eh que o Suns, em seu auge, foi vitima da superioridade do Spurs. Depois o time desmontou (saiu Joe Johnson, veio Diaw, Amare e Marion brigaram e por ai vai) e entrou num limbo de time intermediario de playoff. Ano passado quase surpreendeu, porque o Amare entrou numa sequencia espetacular.
    Muitos torcedores do Suns querem que o Nash seja trocado para um time em que ele tenha chance de ser campeao. Eu sou totalmente contra pois, por mais que eu goste dele, ele nunca foi o lider que o time precisou, pra lidar com as estrelas mais jovens. Tudo que o Suns teve de bom – e de ruim tbm – eh reflexo deles. Entao, vamos pra merda todos juntos.

    Por fim, pra acabar o comentario quase maior que o post, concordo com o Claudio qto os armadores: o Deron e o Rose estao incriveis esse ano. Fora Chris Paul, Nash, Felton, etc.

    Ah, no Oeste, deve ficar entre Spurs e Lakers mesmo. E no Leste, depende dos cruzamentos: acho que o Miami ganha do Boston, que ganha do Orlando, que ganha do Miami.

    Aguardo nossa excursao para o All Star Weekend em 2012! Abracos!

    Gostar

  6. 1- obrigado pela citacao, mas julgar o Splitter pelos minutos que o Coach Pop tem dado a ele e covardia. Antes que vc argumente com todo o historico do treinador, lembre-se do Scola, assim taxar a temporada do Tiago de decepcao me parece exagerado. Esperar e ter paciencia e o tempo dira quem tem razao.
    2- novela Carmelo mto chata mesmo!
    3- alguem esperava algo do Suns? Nem o Baguete…..
    4- Rondo melhor armardor? Ta falando serio? D Rose e Deron sao mto melhores que ele, o Rondo e mao de pau. Poe ele no Utah ou Chicago pra vc ver….

    Abracos

    Gostar

Comente

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: