A brutal temporada do tênis começa a pegar fogo na Austrália

Hisense Arena / Australian Open - Ben Solomon

O Australian Open, primeiro Grand Slam de tênis em 2011, começa na próxima segunda-feira, e representa o começo da exaustiva e longa temporada que tem sido o motivo de grandes discussões entre os principais tenistas e as entidades que organizam e administram o tênis mundial, principalmente ATP e WTA. Há alguns meses a ATP anunciou que estava chegando a um acordo para reduzir seu calendário em duas semanas, o que seria muito bom para os tenistas. Devemos levar em conta que, além do calendário da ATP, existem competições da ITF, como Copa Davis, que somam-se à já lotada agenda dos tenistas.

A chave masculina contará com todos os principais tenistas do ranking, fato raro nos últimos anos, e os confrontos foram anunciados nesta semana. Aqui vão meus palpites para o torneio, a partir das quartas-de-final, com os semifinalistas em negrito e os finalistas em itálico:

Nadal x Nalbandian / Soderling x Murray

Djokovic x Davydenko / Monfils x Federer

Acho que Rafael Nadal só perde se sentir alguma contusão, e acho que em 2011 ele terá uma grande oportunidade para conquistar o Grand Slam. Seu caminho até sa quartas está relativamente tranquilo, pois os piores confrontos para as quartas serão contra os Davids Nalbandian ou Ferrer. A diferença entre os top 5 e demais jogadores masculinos têm sido muito grande nos últimos anos, e não creio em grandes surpresas para esta Australian Open. A segunda parte da chave promete um confronto equilibradíssimo entre os cabeças-de-chave 4 e 5 Robin Soderling e Andy Murray, mas seria ótimo se tivéssemos uma ressureição do talentosíssimo argentino Juan Del Potro, que poderia trazer problemas para Nadal em um eventual confronto na semifinal. Outro que pode aparecer na semi desta parte é o francês Jon-Wilfried Tsonga, que também volta de um 2010 cheio de lesões e sempre joga bem em Melbourne.

Na parte de baixo da tabela, Novak Djokovic deve chegar fácil até as quartas, que pode ser contra um bando de adversários qualificados, como Tomas Berdych, Nikolay Davydenko ou Fernando Verdasco. O atual campeão Roger Federer também têm passe livre até as quartas, quando pode pegar o vencedor de Andy Roddick e o perigoso e imprevisível Gael Monfils, um tenista que têm muito talento mas pouca disciplina e determinação.

Vou de Nadal sobre Federer na final, mas sinceramente qualquer um dos quatro semifinalistas tem condições de levar o título, pois todos jogam bem na Austrália, e tanto Murray quanto Djokovic já provaram que podem bater Nadal e Federer em uma tarde feliz nas quadras.

A chave feminina tradicionalmente trás mais surpresas, e especialmente desta vez pode haver alguma zebra, já que não teremos a presença da campeã dos últimos anos, a americana Serena Williams. Como na chave masculina, aqui vão meus palpites a partir das quartas:

Wozniacki x Henin / Sharapova x Li

Jankovic x Clijsters / Stosur x Zvonareva

Não conheço tanto a chave feminina, e meu único destaque vai para um confronto nas oitavas entre Maria Sharapova e Venus Williams. Estou com fé na recuperação da bela russa e creio que ela possa chegar à final, onde perde da belga Kim Clijsters, na minha opinião junto com Serena Williams a melhor jogadora da atualidade. Da mesma forma que Nadal, creio que Clijsters virá com tudo em 2011, e só não fatura o Grand Slam pois não possui jogo e físico para superar as irmãs Williams em Wimbledon.

Anúncios

About maesano

Entrepreneur at heart, Brazilian living in Central Virginia, father of beautiful 5-year-old twins and married to the greatest woman on Earth

Posted on 15/01/2011, in Tênis and tagged , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. 3 comentários.

  1. HaHaHaHaHa
    Já corrigi o erro. Jamais a chamaria disso, até porque ela pode ver e vir atrás de mim.
    Imagina o “couro” que eu levaria !!!

    Gostar

  2. Tenho certeza que vc chamou a Serena de CAMPEAO de proposito!

    Gostar

  1. Pingback: Previsões esportivas – Wimbledon 2011 « What am I doing, thinking, watching,…….

Comente

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: